A operação teve início após a Polícia Federal repassar informações sobre um caminhão, de cor azul, emplacado no município de Maravilha, Santa Catarina, que estaria transportando mercadorias de origem ilícita. De posse das informações, a Guarnição de Patrulhamento Tático Motorizado (Tático) deslocou-se até o local indicado, onde realizou a abordagem do veículo.
Durante a abordagem, o condutor, um homem de 37 anos, informou que transportava vinho e camarão, ambos de origem argentina, com destino à cidade de Curitiba, Paraná. Contudo, não apresentou qualquer documentação fiscal que comprovasse a regularidade da carga. Diante das informações, foi realizada a vistoria no compartimento de carga, ocasião em que os policiais localizaram aproximadamente 2.500 maços de cigarros de origem paraguaia, além de 400 caixas de camarão e 800 caixas de vinho de diversas marcas, todos oriundos da Argentina.
Diante dos fatos, restou caracterizado, o crime de descaminho. O caminhão, a carga e o condutor foram encaminhados à Polícia Federal, que assumiu a ocorrência e adotará as medidas legais cabíveis.