Chapecó figurou em 11º lugar no Brasil na geração de vagas no setor de comércio no primeiro semestre de 2025, com 831 novos empregos — valor que supera o das maiores cidades, graças à força da economia local.
Em Santa Catarina, foi a 2ª em criação de empregos no comércio, ficando atrás apenas de Joinville e à frente da capital. No cenário geral (comércio, serviços, indústria, construção e agropecuária), a cidade também se destacou, com 3.780 novas vagas, ocupando a 2ª posição estadual e o 44º lugar nacional.
Para o secretário Márcio da Paixão, esse resultado reflete a posição de Chapecó como um centro regional do comércio, aliado a grandes investimentos públicos e privados. Ele reforça que esse é o motor que alimenta um ciclo positivo de empregos, renda e investimentos.
O prefeito João Rodrigues complementa enfatizando que o poder público agilizou processos — hoje abrir uma empresa leva cerca de 3 h em média — e investiu pesado em infraestrutura, feiras e em meios de aproximação entre empresas e trabalhadores. “Chapecó é uma verdadeira terra de oportunidades”, conclui ele.