Os índices de crimes contra a vida e contra o patrimônio voltaram a cair em Santa Catarina no primeiro mês do ano. O estado fechou janeiro com o menor número de homicídios dos últimos 19 anos: foram 43 registros. O total representa uma redução de 14% em relação a janeiro de 2025, quando ocorreram 50 mortes. Na comparação com janeiro de 2016 — ano com o maior número de homicídios desde o início da série histórica, em 2008, com 91 casos — a queda chega a 56% em uma década.
O governador Jorginho Mello atribuiu os resultados ao trabalho das forças de segurança e destacou o desempenho durante a Operação Estação Verão, que mobiliza diferentes áreas do Governo do Estado para reforçar serviços e garantir segurança a moradores e turistas. Segundo ele, a atuação das polícias permite que Santa Catarina se consolide como o estado mais seguro do país.
Em janeiro deste ano, 269 municípios catarinenses não registraram nenhum homicídio, o que corresponde a 91% do território estadual. Os crimes contra o patrimônio também apresentaram redução significativa. Os roubos caíram 27,1% em comparação com janeiro de 2025, passando de 512 para 373 ocorrências.
A redução se mostra ainda mais expressiva no recorte histórico. Em janeiro de 2017, Santa Catarina contabilizou 1.621 roubos, o maior número da série. Em nove anos, o estado reduziu esse tipo de crime em 77%, reforçando a tendência de queda nos indicadores de violência.