NOTÍCIAS


Entenda a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de cabeça e pescoço | Especial Publicitário - Hospital São José


No dia 27 de julho é lembrado o dia mundial de conscientização contra o câncer de cabeça e pescoço. Por isso, durante todo o mês, diversas ações são realizadas para promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção, do tratamento e também da reabilitação dos pacientes. Para a data, nesta quarta-feira, dia 27, foi realizada uma ação especial no Hospital São José de Criciúma, juntamente com a Liga de Diagnóstico Oral do curso de Odontologia da Unesc.

> Hospital São José inaugura novo acelerador linear

“Neste dia especial, realizamos esta iniciativa que tem o principal objetivo de informar à comunidade como identificar os primeiros sintomas, quais os fatores que contribuem para o aparecimento do câncer de cabeça e pescoço, além de falar de prevenção e de quem procurar quando perceber algum problema”, comenta a psicóloga do setor de oncologia do HSJosé, Amanda dos Santos de Souza.

De acordo com a psicóloga, esta é a segunda ação do mês realizada em parceria com a Liga de Diagnóstico Oral da Unesc. “No dia 13 de junho, focamos mais no repasse de informações sobre a higiene bucal aos pacientes da Unacon, radioterapia e internações. Hoje o foco é a comunidade”, ressalta.

Para a professora do curso de odontologia da Unesc, Angela Catarina Maragno, esta é uma grande oportunidade para os alunos terem contato com os pacientes. “É uma ação importante pois possibilita que os acadêmicos tenham a vivência profissional e vejam de perto a importância do cuidado com a comunidade. É um momento de muita troca, onde eles repassam a informação, mas também aprendem muito”, enaltece a professora.

> Entenda a importância de ter uma alimentação saudável

A mesma ideia é compartilhada pela acadêmica da oitava fase do curso de odontologia, Elisa Tassi Mondardo. “É uma experiência diferente para todos nós. É uma oportunidade para realizar o atendimento ao paciente, repassar informações importantes de prevenção e do autoexame, por exemplo. Além disso, conseguimos fazer com que as pessoas fiquem atentas às lesões bucais e repassem o que aprenderam, disseminando ainda mais esse conhecimento para os amigos e familiares”, aponta a acadêmica.

Importância de uma equipe interdisciplinar no tratamento

O Hospital São José de Criciúma conta com uma equipe interdisciplinar para prestar apoio necessário aos pacientes em tratamento e pós-tratamento. A equipe formada por médicos, cirurgiões, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, entre outros, tem um importante papel na reabilitação e no retorno da qualidade de vida das pessoas.

O Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O dia 27 de julho foi instituído como o dia mundial de conscientização contra o câncer de cabeça e pescoço para que toda a sociedade se sensibilize sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.

Acompanhe as novidades da entidade que é referência em saúde no canal Hospital São José, no G1.

Hospital São José recebe doações de gorros de lã para pacientes em tratamento oncológico



Fonte: G1


27/07/2022 – Continental FM

COMPARTILHE

SEGUE A @CONTINENTALFM961

(49) 3347-0131

radiocontinental@outlook.com.br
Rua Pernambuco nº329 – Centro Coronel Freitas – Santa Catarina  CEP:89840-000  

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO