
MENU

A geada deixou a paisagem branca nas primeiras horas da manhã deste sábado (6) na Serra catarinense. No Vale Caminhos da Neve, em São Joaquim, o fenômeno cobriu as pastagens dos animais e as baixas temperaturas criaram camadas de gelo sobre algumas superfícies.
Geada cobre pasto em São Joaquim — Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
No município, a mínima chegou a -1,97°C, às 7h, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado. As baixas temperaturas devem continuar no fim de semana, de acordo com a Central NSC de Meteorologia. A Defesa Civil do estado alerta para chuva persistente (veja mais informações abaixo), que pode causar alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Camada de gelo sobre superfície em São Joaquim — Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
Uma massa de ar frio está em Santa Catarina. Dessa forma, a tarde deste sábado deste ter mais nuvens, criando uma espécie de cobertura que deve impedir que a atmosfera aqueça muito. Consequentemente, as temperaturas não devem subir como na sexta (5).
As máximas previstas são de 13°C na Serra e no Vale do Itajaí, 14°C no Oeste, 16°C no Sul e 17°C no Norte e na Grande Florianópolis.
Paisagem de geada em São Joaquim — Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
A condição de instabilidade deve continuar no domingo (7). Para a tarde, porém, a previsão é de trégua na chuva e aberturas de sol no Oeste e Sul. As temperaturas, no entanto, não devem subir muito. A previsão é que elas fiquem abaixo dos 20°C em todo o estado.
A Defesa Civil catarinense alertou para chuva persistente e volumosa neste sábado até meio-dia de domingo. Os acumulados devem ficar entre 50 e 75 milímetros, podendo atingir até 100 milímetros, especialmente do Oeste ao Norte.
Defesa Civil alerta para chuva persistente na maior parte de SC — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Segundo a Epagri/Ciram, a média de chuva para o mês de agosto é de até 190 milímetros no Oeste. No Norte, o esperado é 130 milímetros. Ou seja, pode chover mais da metade do esperado para o mês em 24 horas.
Também pode haver temporais isolados, de acordo com a Defesa Civil.
Confira a previsão do tempo para SC, com Bárbara Barbosa
Veja mais notícias do estado no g1 SC